domingo, 17 de março de 2013

52 Filmes em 52 Semanas - Filme/Semana 10

Irmão Sol, Irmã Lua (1972)

A trajetória da vida de São Francisco de Assis (Graham Faulkner), que quando jovem era filho de comerciantes ricos e desfrutava de vinho, mulheres e canções sem ter nenhuma preocupação. Quando a guerra e a doença assolam a região onde vive, ele sofre uma grande transformação. Ao aparecer diante do bispo local e tirar suas roupas renuncia sua vida prévia para se dedicar a Deus. Mas sua pregação só iria chegar ao ápice ao ir para Roma, para ter uma audiência com o papa Inocêncio III (Alec Guinness).

Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-47481/


Opinião

Escuto falar deste filme desde que tinha cerca de 14 ou 15 anos. Foi uma recomendação de uma professora de História chamada Meybel (que não encontrei no Facebook). Na ocasião assistimos o filme baseado no livro homônimo de Umberto Eco, O nome da Rosa.

Irmão Sol e Irmã Lua ficou na minha cabeça por todos esses anos e dele eu só sabia que se passava na época medieval. Pra mim, era o suficiente. hehe

Então me deparei com a história de São Francisco de Assis. De longe, o santo católico a quem sou mais simpática, justamente por essa visão de amor e compaixão com os animais, algo tão pagão... hehe

Deixa eu falar, embora não tenha paciência com cristianismos, o filme não me cansou. Tem uma fotografia muito bonita, uma atriz linda (Zeffirelli tem esse péssimo hábito de fazer você babar nas mulheres santas... haha), um ator interessantezinho e um filme que não atendeu às minhas expectativas.

Esperava que o tema dos animais e da natureza fosse mais explorado. A forma como devemos respeitar os animais etc, mas o que vi, no pouco em que o tema foi abordado, foi um Francisco quase invejoso dos animais, da sua liberdade e da sua capacidade de se manter alimentado mesmo que não precise comprar ou fazer a própria comida.

Apesar disso, é um filme bonito e com uma cidade medieval ainda mais linda.

Recomendo para quem gosta de história. ;)



Naluh

Nenhum comentário:

Postar um comentário