terça-feira, 19 de março de 2013

Fui apresentada ao Coursera


Um colega da faculdade, um dia, compartilhou um link de um curso num site chamado Coursera.

O nome do curso: Archaeology's Dirty Little Secrets.
Simplesmente A-DO-REI.
Me inscrevi.

Recentemente li uma matéria sobre um movimento estudantil americano que busca adquirir o conhecimento de nível universitário sozinho, sem a necessidade de estar matriculado em uma universidade e pagando os altos custos do ensino superior. Para minha surpresa, lá estava o Coursera, como uma das fontes de conhecimento universitário, promovido por professores universitários, mas de forma alternativa.

Para me ambientar com o processo do site e já pensando no meu Currículo Lattes, me inscrevi tanto no de arqueologia quanto em dois outros: Grécia Antiga e Mitologia Greco-Romana. O primeiro começou ontem e o outro tem data de 2012 (só sabemos, em alguns casos, quando recebemos o email de confirmação).

A estrutura do curso é simples. Um menu lateral exibe os tópicos mais importantes a respeito do curso. A cada semana uma programação feita pelo professor que ministra a aula.

Em cada semana, uma palestra gravada em vídeo e que pode ser tanto baixada para o seu computador, com legendas disponíveis para download em .txt e em .srt e em modo stream. O que eu estou fazendo, o The Ancient Greeks é promovido pelo professor Andrew Szegedy-Maszak, ou Professor Andy, professor de Estudos Clássicos da Wesleyan University.

Os benefícios são muitos. Começando pelo conteúdo, o conhecimento adquirido, passando pela declaração de participação no curso, e chegando a proficiência em inglês.

No meu caso, quero estudar Antigas e, por isso, um bom nível de idiomas estrangeiros, tais como inglês, francês e alemão é quase obrigatório para que eu tenha a chance de adquirir e desenvolver o conhecimento necessário para a futura pós-graduação.

Sim, eu estou planejando a minha graduação levando em conta o mestrado em História Antiga.

Se tem uma coisa que é certa pra mim, é que não quero me formar em História para me contentar em dar aulas. Busquei História pelo Bacharelado e não pela Licenciatura¹.

Se formos levar em consideração os dados exibidos no site da UFF, em 2011 foram 8.353 vagas oferecidas para os cursos de graduação. Mas somente 2.186 para a pós-graduação. A diferença é óbvia e a concorrência também. Então preciso me preparar. Ter um bom conteúdo off-class, um bom CR e um bom Currículo Lattes será fundamental.

_______
1. Nada contra a Licenciatura, só que sala de aula não faz parte do meu objetivo. Com certeza está no meio do percurso, muito provavelmente vou desenvolver, mas não é o que faz meu coração bater mais forte...

Naluh

Nenhum comentário:

Postar um comentário