sábado, 19 de outubro de 2013

Bacharelado em História

Quando eu prestei o vestibular Enem pela última vez, e me candidatei para História na UFF só aparecia a opção licenciatura. Eu já estava quase conformada, já tinha conversado com muita gente e todos tentavam me convencer de que ser professora não ia ser tão ruim assim ("a licenciatura tem seu lado positivo", "tem certeza? é uma forma de sobreviver com um plano B..."). Mas não estava rolando. Pensar em estudar as disciplinas da educação, sabendo que impossivelmente eu colocaria os pés numa sala de aula como professora regular. Just a fucking waist of my precious time. Eu estou aqui pensando na minha pós graduação, tentando resolver problemas, como onde cursar egiptologia, uma vez que não tem mais essa opção na UFF. Eu não quero dar aulas para ensino fundamental e médio. Não tenho talento pra ser professora, eu já tentei. Não tenho saco pra teorias educacionais, eu também tentei. Não faz mais parte da minha vida isso. Conheço a rotina de um professor - e nem é pelo contracheque -, e se você não ama MUITO isso, NÃO FAÇA. Ou se arrependerá amargamente. Eu não queria ter que controlar a amargura, com ou sem remédios.

Pensando nisso tudo, me dirigi à minha Coordenação de Curso com um objetivo: mudar para Bacharelado. Era com isso que eu sonhava. Era pra isso que eu queria ter me inscrito. Não fiz porque não tinham vagas. Só foram abertas 5 vagas para Bacharelado quando estavam selecionando para a segunda chamada e eu entrei na primeira. Eu só conhecia um rapaz que tinha entrado para ser bacharel. #invejabranca Eu, se não fizesse alguma coisa, precisaria encarar quatro períodos de ESTÁGIO, em alguns semestres. Não. Não mesmo. Conversei com o meu coordenador, e depois de cerca de um mês, EU (e mais dois colegas) CONSEGUI!!

Hoje, meu desdobramento é BACHAREL! Quando eu me formar, não poderei dar aulas. WHO THE FUCKING CARES? Not me. Quando eu me formar, estarei fazendo a prova para Mestrado em Arqueologia no Museu Nacional, ou para Egiptologia na Universidade Nova de Lisboa. Ou em qualquer outro lugar que me faça feliz.

Resolvi fazer faculdade à essa altura do campeonato para ser feliz estudando o que eu gosto. Que propósito teria me esfolar em disciplinas que eu detesto, que vão servir para uma profissão que eu não vou seguir? Sdds lógica.

Mais uma vitória de 2013. Agora sim, me sinto no caminho certo. Agora sim.

Naluh

Nenhum comentário:

Postar um comentário