No ano passado eu prestei o Enem. Queria ter começado a faculdade em 2012, mas estava no meio de uma separação e vivendo de aluguel. Por mais que eu quisesse muito, não aconteceu. Cheguei a me matricular no pré-vestibular do CEDERJ, mas acabei nem indo checar se tinha conseguido a vaga. Quando as inscrições do Enem começaram, meti a cara. A ideia era estudar para fazer a prova, mas por causa dos problemas supracitados, só lembrei que tinha me inscrito quando chegou o cartão de confirmação. A cara e a coragem então, era tudo do que eu dispunha para tentar uma vaga na faculdade.
Procurei não ficar nervosa e fui.
Foi um dia muito bacana, porque não fui sozinha. Encontrei, no Terminal de Niterói, Tefah, Carol e Lucy – três fofas que eu já tive o prazer de receber na minha casa e passamos os momentos antes da prova juntas. Carol faria na Estácio, assim como eu, embora em blocos diferentes, então fomos juntas. Tefah fez no Abel e Lucy na Uff.
Procurei me manter calma e ter tudo planejado, e assim fiz. A prova aconteceu em dois dias pesados de quatro horas e meia e cinco horas e meia. Achei que meu desempenho na redação tinha sido um verdadeiro lixo. Não estava preparada para aquele tema, nunca tinha ouvido sequer falar de que os haitianos estavam em imigração ilegal para o Brasil. Achei que teria uma nota horrenda, mas que serviria de experiência para tentar novamente, no ano que vem.
E eis que no dia 28, tenho a grata surpresa ao checar meu boletim: minha média ficou em torno de 650, e a redação teve nota 780! Uma nota excelente para quem não estudou! Para quem estava há dez anos longe do processo seletivo para Universidade! Pela primeira vez, vi uma possibilidade de ser aceita na Uff e pesquisando sobre o ProUni, me pareceu que só não terei uma bolsa de 100%, se não houverem bolsas de 100% suficientes para o curso que pleiteio, uma vez que a nota mínima para conseguir a vaga é 450!
Fantástico! Hoje começaram as inscrições do Sisu e estou correndo à História, horário noturno, por cota de estudante da rede pública estadual e no horário matutino em livre concorrência, ambas na Uff. Vejamos o que acontece. Amanhã já tem uma prévia e eu venho contar aqui.
Ainda não sei que dia abrem as inscrições do ProUni, mas venho contar também assim que tiver essas informações em mãos. Desejem-me sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário